terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os Indios Kunas das ilhas de San Blas,Panamá



























No mar do Caribe, mais especificamente próximo a costa do Panamá vive a última tribo dos índios Caraívas do planeta, que outrora habitavam todas as ilhas caribenhas até a chegada dos Europeus, que dizimaram este povo mágico, num dos maiores atos de genocídio que se tem conhecimento.

As 300 paradisíacas ilhas de Sun Blas, com suas areias brancas, cercadas por uma água de azul cintilante, poderia ser o cenário do paraíso, mas na verdade foi palco de muitas lutas. Esse reduto insular Kuna, por sua proximidade da costa, tinha a geografia perfeita para que esse povo se safasse da sua própria extinção, pois era na floresta da costa panamenha o esconderijo perfeito quando os Espanhóis vinha saqueando tudo. Essa floresta hoje é tombada como reserva nacional dos Kunas, graças a uma batalha sangrenta que aconteceu no século passado nos idos dos anos 50, onde o governo Panamenho não reconhecendo a cultura Kuna, amargou uma das suas maiores derrotas, quando tentou investir contra esses índios. Hábeis guerreiros das selvas, com muita adaptação a vida selvagem, os Kunas derrotaram o exército Panamenho numa guerra sangrenta que forçou ao governo reconhece-los como independentes tombando toda a floreta e as ilhas de Sun Blass como reserva Nacional Kuna.

Os Índios Kunas ainda mantêm viva as suas tradições Caraívas, onde as mulheres tem a autoridade sobre a família, cuidando do lar e fazendo as funções básicas, mas é no artesanato que elas de destacam, tecendo as molas, que são panos multicoloridos com desenhos que refletem o seu dia a dia. Elas são ultra vaidosas, usam adornos em ouro, braceletes e colares coloridos, ficando ao homem a tarefa da pesca e do comércio. O mercado de escombro ainda é presente no local e a moeda usada é o coco, com a qual eles conseguem comprar muitos produtos dos barcos colombianos que passam com freqüência no local. 

A canoa é o meio principal de transporte entre as ilhas, e raramente usam barco a motor. O regime tribal impera no Kunas, sendo que as a aldeias que ficam dispersa em centenas de ilhas num raio de quase 100 kms, são chefiada por um único cacique que vive na ilha principal, a maior delas e mais habitada, uma espécie de capital.

Quando estive lá, fui visitar essa ilha, com o objetivo de conhecer o chefe Kuna, que deitado tranqüilamente na sua rede me confessou que os canadenses estavam especulando explorar ouro nas suas reservas, e sem cerimônia confessou que se isso viesse a ocorrer, haveria novamente muito derramamento de sangue.

Conhecer os Kunas é conhecer uma cultura que foi dizimada, é como voltar ao tempo, é como ir a um museu onde você faz parte da história. 

Texto e Fotos Bruno Alves
fonte: http://probruno.blogspot.com.br/2010/11/os-indios-kunas-do-panama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário